Resenha: Livro "O Guia do Mochileiro das Galáxias" de Douglas Adams

Resenha, crítica e resumo do livro de ficção científica, "O Guia do Mochileiro das Galáxias" do escritor Douglas Adams

Pelo fato do livro ser de ficção científica, humor, viagem ao espaço com direito a alienígenas, e além de todos falarem bem dele, resolvi ler o livro. Demorei um pouco para terminar o livro e também para escrever e terminar a resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias é um livro que você só entende lendo. Mas vamos lá:

Sinopse: Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

O livro começa na Terra, com Arthur Dent tentando salvar sua casa de uma demolição, uma demolição necessária para que se possa construir um desvio. Depois de tanta confusão, Arthur não só acaba perdendo a sua casa, mas todo o seu planeta também.  De uma forma extraordinária, Arthur e seu amigo Ford Prefect conseguem escapar e pegam carona com a nave Vogon, a mesma nave que destruiu a Terra. Um detalhe importante, talvez, é que o amigo de Arthur, Ford, não é um humano (sim, ele é alienígena) e ele estava na Terra fazendo uma pesquisa para o livro "O Guia do mochileiro das Galáxias".

Bom, na nave Vogon acontece coisas interessantes e "perigosas", vamos dizer assim. E depois de tanta adrenalina e de uma suposta morte dos dois, eles acabam parando por um milagre na nave Coração de Ouro, uma nave que foi roubada por Zaphod Bleeblebrox, um alienígena de duas cabeças e três braços, presidente da galáxia e primo de Ford. E assim eles viajam junto com Trillian, uma terráquea assim como Arthur, e com Marvin, um robô depressivo – e curioso, ao meu ver –, pelo espaço chegando até o planeta Magrathea, um planeta famoso por fabricar planetas, lendário e adormecido

Em Magrathea, acontecem mais aventuras e Arthur faz várias descobertas sobre a história da Terra, incluindo "o porquê da Terra", e que podem deixar qualquer um completamente maluco. 

Minha opinião final sobre o livro é que ele é bom e legal, mesmo ele tendo algumas partes cansativas e chatinhas.  Em todo o decorrer do livro você acaba soltando umas risadas causadas pelas piadas sem sentidos porém inteligentes, e é isso que o diferencia dos outros livros do gênero. 

O livro é composto de vários contos que explicam o porquê disso e o porquê daquilo, fazendo com que a gente entra e entenda a atmosfera engraçada, complexa, surpreendente e sem noção do livro. Mesmo tendo esses contos, ele é todo contado na mesma pessoa e tem a escrita leve, descolada e divertida.

Em 2005 lançou um filme baseado no livro e recebeu o mesmo nome (O Guia do Mochileiro das Galáxias), ainda não o assisti, mas ele está na minha listinha. Assim que eu ver eu faço uma resenha dele também! 

Recomendo esse livro para quem não entendeu muito bem essa resenha - se você ler o livro, você entenderá -, para quem gosta de humor, gosta de pensar, gosta de ficção científica, gosta de coisas sem sentidos,  gosta de clássicos, quem ficou curioso e para quem é e não é nerd. 

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Volume Um da Trilogia de Cinco
Autor: Douglas Adams
Editora:
Arqueiro
Páginas:
208
Edição:
2004 

Avaliação: 

Até mais, 
Ana Cristina Rocha

Você pode gostar também...

15 comentários

  1. Oi Ana, tudo bom?
    Eu comprei a coleção ano passado e ainda não consegui ler nenhum HAHAHA
    Estou realmente enrolada com tantos livros!
    Você escreve bem, parabéns pela resenha!
    Tem promoção lá no blog
    endless-poem.blogspot.com.br

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. interessante esse livro de Douglas Adams e claro gostei de seu blog viu espero que me visite mais vezes e tbm por seus comentarios

    acesse
    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já vi esse livro várias vezes por ai, nunca procurei saber do que se tratava, nem apostei muito no livro, agora descobri com a sua resenha. Deu vontade de ler.

    http://papeisnaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu quero ler, e ele tá sempre com um preço legal no Sub, acho que vou comprar a série em breve.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho vontade de ler esta serie, sempre vejo boas promoções dela no submarino, quem sabe mais para frente?!

    Ótima resenha, muito explicativa, gostei! =)

    nasproximaspaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana Cristina!
    Seu blogue foi uma surpresa para mim! Adorei!
    Alguns amigos já me indicaram esse livr, mas ainda não tinha lido uma resenha. Me empolguei e já deixei anotadinho... amanhã vou pegar umas encomendas na Travessa e vou ver se encontro por lá.
    Obrigada!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. VOCÊ QUE ESTA CANSADO DE TER POUCAS VISITAS EM SEU BLOG. VOCÊ TEM ALGUM TALENTO OU QUE MOSTRAR SEU PRODUTO PARA MAIS VISITANTES? MAS NÃO CONSEGUE TER UMA VISUALIZAÇÃO BOA EM SEU BLOG?, TENTA DE TODAS AS MANEIRAS ATRAIR VISITANTES PARA O SITE SÓ QUE OS RESULTADOS GERALMENTE SÃO BEM DECEPCIONANTES? TENTA CONSEGUIR SEGUIDORES, AS VEZES IMPLORANDO PARA QUE ALGUÉM SIGA SUAS NOTÍCIAS, ENQUANTO SEU TALENTO NÃO É VISTO POR QUASE NINGUÉM? VEJA ESTA PROMOÇÃO ENTRE EM http://trafegoagoraparaseusite.blogspot.com.br/2013/04/quantas-visitas-voce-quer-para-seu-blog.html CONFIRA E SUCESSO

    ResponderExcluir
  8. hello, tô aqui tbm, amei seu blog
    depois passa no meu
    http://beijosdetata.blogspot.com/

    xero
    www.youtube.com/beijosdetata

    ResponderExcluir
  9. Ana, que lindo ta o blog...
    É eu estive muito tempo sumida daqui né?
    Mas já tá tudo normalizado pra mim, e com certeza irei comentar
    bastante nos próximos dias.
    Quero muito ler essa série, e agora depois da sua resenha fiquei ainda mais curiosa.
    Gostaria de te convidar pra participar do book tour que o meu blog ta organizando, veja os detalhes nesse link:

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/2013/06/book-tour-livro-memorias-ficticias-da.html

    ResponderExcluir
  10. Que legal encontrar uma pessoa com o mesmo gosto que eu ^^
    Ainda não terminei este livro, mas estou adorando!
    bjs,
    Val
    www.desvalrada.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei me salvou copiei pro meu trabalho haha *-*

    ResponderExcluir
  12. Já li o primeiro livro e adorei, agora estou lendo o segundo, O restaurante no fim do universo( que, por enquanto, não tem nada a ver com o título), e estou gostando. Ótima resenha, parabéns. Não dá mesmo para explicar, só lendo.

    ResponderExcluir
  13. Eu estou no terceiro da serie e nao to achando tudo que eu esperava.

    ResponderExcluir
  14. Estou desfrutando da leitura do Guia do Mochileiro das Galáxias.
    Amei a sua resenha!
    Dê uma olhadinha no meu blog:
    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir