Os símbolos da páscoa e suas histórias

Os ovos são um dos símbolos da páscoa que é comemorado em um domingo do ano e tem muita história e simbolismo

Olá, pessoal! Hoje é domingo, mas não um domingo qualquer, é o domingo de Páscoa! (Nossa quantos domingos!)

Para os religiosos hoje é o dia que se comemora a ressurreição de Cristo. Para outras pessoas hoje é dia de ganhar chocolates. E para outras hoje deve ser um domingo qualquer... Cada um com sua crença não é!?

Todos sabem que na páscoa que a época dos ovos de chocolates e do coelhinho...  Mas afinal, você sabe o porquê dos ovos de páscoa? E dos coelhinhos? Não? Eu também não sabia e como sou uma pessoa muito curiosa, resolvi dar uma pesquisada na internet e trazer o resultado para vocês.

A maior celebração cristã (junto com o Natal, claro) tem sua origem na festa judaica do Pessach - que significa "passagem" em hebraico, uma referência à saída dos judeus do Egito e sua libertação da escravidão, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. Durante a festa judaica, o ovo - um dos únicos alimentos que não perde a forma depois de cozido - é utilizado como símbolo do povo de Israel. Em determinado momento, o chefe de família se levanta e diz: "O povo de Israel é como esse ovo, que, quanto mais cozido na dor e no sofrimento, mais preserva sua unidade e sua identidade". (Evidentemente, naquela época o ovo ainda não era de chocolate.) A comemoração foi adaptada pelo cristianismo para relembrar a ressurreição de Cristo, que também representa a renovação da vida. "Já o coelho foi uma forma de popularizar a festa", diz Maria Ângela de Almeida, teóloga da PUC-SP.

Desde o antigo Egito, o animal era símbolo da fertilidade devido à sua incrível capacidade de procriação. "O Pessach teve origem em ritos tribais, cujo objetivo era celebrar a paz entre os povos. O cordeiro era repartido entre os chefes das tribos, num jantar comunitário que reforçava suas alianças. Nesse contexto, o coelho veio substituir o cordeiro", afirma Maria Ângela. (Mundo Estranho)

Bem esse texto eu tirei do site Mundo Estranho, mas eu achei outros textos interessantes que, se você se interessou, valem a pena ser lidos, como o do Brasil Escola, um outro texto do Brasil Escola e o da Sua Pesquisa. Lógico que na internet tem muito mais, porém achei esses fáceis de entender e são de fontes confiáveis. Mas vocês podem deixar outros links nos comentários!

Bem, agora que vocês sabem o motivo dos símbolos da Páscoa, quero desejar a vocês, uma Feliz Páscoa e deixar um grande abraço a todos!


Ana Cristina Rocha

Você pode gostar também...

2 comentários

  1. A páscoa é o simbolo de Jesus, é o feriado que mais gosto!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. adorei seu blog , estou seguindo , me segue ?
    http://coisasentreoutrasmil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir