200º Aniversário de Charles Dickens

Aposto que você já ouviu falar do romance Nicholas Nickleby que teve a história adaptada em um filme em 2002, O herói da família, título no Brasil. E aquela história de que um homem enjoado e que não gosta do Natal é visitado pelos 3 espíritos - o do passado, do presente e do futuro - na véspera do Natal e no outro dia virá um homem generoso, simpático e que ama o Natal?

Pois bem, essas são uma das historias mais conhecidas pelo escritor inglês Charles Dickens e hoje é comemorado o 200º aniversário dele. A empresa de busca Google até preparou uma homenagem suuuper fofa com um doodler especial.

Doodler especial da comemoração de 200º anos de Dickens, 7 de fevereiro de 2012.
Ele escreveu vários romances e contos que não são considerados muitos realistas, pelos dias atuais, mas fizeram grande parte para a introdução de críticas sociais na literatura de ficção inglesa. Nas suas histórias são expressos comentários e opiniões ferozes a uma sociedade que permitia a pobreza extrema, as más condições de vida e de trabalho da era vitoriana, a par de uma empatia solidária pelo homem comum e uma atitude céptica em relação à alta sociedade.

Várias obras dele deram inspiração para histórias de livros e também foram  adaptados para o cinema, é o caso das duas obras citadas aí em cima e do romance Oliver Twist, que foi adaptada várias vezes para o cinema. O filme mais recente produzido por Roman Polansky em 2005 levou 5 Oscar, yeah!  E uma curiosidade sobre suas obras é que a sua maioria foi escrita semanalmente e mensalmente e publicadas em jornais que depois de um tempo foram reunidos formando os livros.


Capa do filme de Roman Polansky. Uma das adaptações do romance Oliver Twist.
Se você quiser ler a biografia completa dele, clique aqui e recomendo a todos o filme Oliver Twist ;D

"Nunca nos devemos envergonhar das nossas lágrimas." - Charles Dickens
  
Abraços e beijos, 

Ana Cristina


Você pode gostar também...

2 comentários

  1. Eu adoro Oliver Twist, eu li em inglês pra escola há algum tempo e amei :) Todavia, muito bom o post, e muito bem escrito também!
    Gostei muito do layout do blog!

    Estou seguindo *-*

    http://antidotoparaoocio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Mary, seja bem vinda! Estou louca pra ler o livro, o filme eu adorei *-*
    AAAH! Muito obrigada, vocÊ me deixou muito feliz =D E eu adorei o seu blog! Beijinhos :*

    ResponderExcluir