Resenha: Filme "Dezesseis Luas"

Poster do filme Dezesseis Luas lançado em 2013

Olá, já tem um bom tempo que não faço resenhas aqui no blog, não é? Meu tempo anda voando, mas tirei esse tempinho para escrever especialmente essa resenha. Digo "especialmente", pois eu estava muito ansiosa para ver esse filme, até que finalmente vi e:
 Trailer:

O filme tem como personagens principais Ethan WaiteLena Duchannes. Ethan é um cara  popular - como todas essas histórias - da escola e que tem sonhos com uma garota por quem ele se apaixona, mesmo ele não sabendo que essa garota se quer existe e mesmo ele nem saber como é o rosto da garota, pois, em todos os sonhos o rosto da amada é tampado pelo seu próprio cabelo. Oi, Sonhos?

Entretanto, Ethan descobre que a garota misteriosa dos seus sonhos existe realmente e que é Lena Duchannes, uma garota antissocial, estranha, misteriosa e com uma péssima reputação em uma cidade tão religiosa.

Alden Ehrenreich como Ethan Waite e Alice Englert como Lena Duchannes no filme Dezesseis Luas lançado em 2013
Copyright SND

Lena é uma conjuradora supostamente órfã, com 15 anos e prestes a fazer 16, momento em que seus poderes ficam mais poderosos e o bruxo descobre se ele é das trevas ou da luz. Bom, muitos membros da família de Lena são das trevas e a garota teme entrar nesse grupo da família. E é nisso que o filme todo praticamente roda.

Ah, como já dá para perceber Ethan e Lena começam a namorar, porém, o garoto é um mortal e com isso existe uma maldição por esse amor acontecer e aí acontece mais algumas coisas e vai pro final – que na minha opinião era bem óbvio.

Cena de beijo entre Alden Ehrenreich como Ethan Waite e Alice Englert como Lena Duchannes no filme Dezesseis Luas lançado em 2013
Copyright SND

Apesar de ser bem parecido com  outros do mesmo gênero, acho a historia que ocorre no filme interessante (mas isso não o salvou das minhas criticas). Não li o livro e ainda tenho vontade de ler -mais por curiosidade para saber se estou certa -, mas achei o filme muito ruim!

Enquanto eu estava assistindo o filme listei um monte de defeitos e desde o início o que mais me irritou foi a péssima atuação dos atores e o péssimo-confuso roteiro. Ao mesmo tempo em que estava acontecendo uma coisa, já tinha mudado pra outra. Achei as coisas extremamente rápidas, quase sem tempo cronológico, principalmente (na minha opinião) no princípio.

Os atores Alice Englert, Eileen Atkins e Jeremy Irons atuando no filme Dezesseis Luas lançado em 2013
Copyright SND

Escrevendo esta resenha, estou analisando melhor o filme. A minha lista de irritações com o mesmo só vem aumentando e a minha nota final só vem caindo. Além de ser meio sem-noção, o roteiro tem muitas falhas e contradições. Eu realmente estou surpresa pelo elenco conter atores bons como a Emma Thompson. E acho que eu poderia ficar falando o resto do dia sobre as minhas opiniões da adaptação Dezesseis Luas. Creio que depois do lançamento no cinema a reputação do livro caiu muito, porque né...

Jeremy Irons no filme Dezesseis Luas em 2013
Copyright SND

Como já disse mais para cima, eu era louca para ver esse filme e no final não sei como cheguei no fim, acho que foi mais por curiosidade;  pra ver se melhorava em algo. Desculpe-me se alguém gosta/é fã dessa adaptação e está achando a minha crítica um pouco pesada, acredite até eu mesma estou achando, porém, são apenas as minhas opiniões e espero encontrar alguém que pense como eu (assim irei me sentir menos mal).  Este foi um filme que realmente me decepcionou e que não gostei – apesar das historias sempre serem meio clichês, eu gosto desse gênero, nem parece né!?.   

Enfim, uma hora leio o livro e falo sobre o mesmo aqui também. Espero de coração que meus instintos não estejam certos e que ele seja realmente melhor. O filme recomendo para ver se aparece alguém para debater comigo, entretanto, creio que se você não for curioso como eu, irá parar na metade do filme. Por favor, não deixe de comentar sua opinião! Minha nota: 3. 

Ana Cristina Rocha

Você pode gostar também...

6 comentários

  1. Bem... Eu achei o filme muito fraco e não gostei, diferente do filme, o livro eu simplesmente amei, estou até pensando em fazer uma resenha para o meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, eu não assisti o filme, mas li e estou relendo o livro.
    E devo dizer que o livro é maravilhoso. :)
    Espero poder assistir o filme em breve e pelo menos gostar.
    Beijos parceira desculpa pelo sumiço viu? :D <3

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ana, sempre o filme será mais fraco que o livro e discordo do mencionado sobre falhas e contradições no roteiro. Você poderia ser mais específica sobre isso... até mesmo para apurar o sentido crítico da galera...rs

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro e ele é ótimo, na minha opinião até melhor que a Saga Crepúsculo. Pelo o que eu li sobre filme ele é bem diferente do livro e acho que também não vou gostar.

    ResponderExcluir
  5. eu li o livro e assistir o filme e gostei muito,apesar de o livro falar sobre o filme voceimagina ele na sua cabeca e comecar a saber sobre o filme todo e quando voce for assistir com qualquer pessoa e so voce fazer esporle pra quem nao viu ainda

    ResponderExcluir